23 agosto 2017

Qual plataforma eu devo escolher para o blog ou canal?

Sejam bem vindos a mais um post da web série 'QUERO UM BLOG' e hoje vamos falar um pouco sobre plataformas porque escolher e conhecer as plataformas também muito importante então leia o material fornecido para tirar todas as suas dúvidas.
Depois de escolher o nome do seu blog ou canal você precisa de uma espaço para colocar o seu conteúdo, então procure por sites de criação gratuita de blogs.

Quando mais nova eu criei um blog com a prima e gente eu era criança e não lembro o nome apenas me recordo que eles tinham um sapo com simbolo da marca (se você conhece esse marca, por favor deixem o nome dela nos comentários, para que eu tenha certeza de que não estou ficando maluca).
E o que eu quero dizer com isso é que além do Blogger e do Wordpress existem outras plataformas e sim elas podem oferecer ferramentas melhores. Eu não falar muito porque quando eu criei o Nega Louca não tinha muito noção do universo blogosfera (por isso que eu tento compartilhar tudo com vocês).

A minha dica de hoje é: PROCURE POR OUTRAS PLATAFORMAS.
O Blogger atende todas as minhas necessidades com eu já falei nunca tive problemas com ele (e espero nunca ter, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã). Então, busque outras formas de colocar o seu trabalho na rede. Se você quer fazer vídeo o portal mais visualizado hoje em dia é o YouTube, e nele você vai precisar dar o seu sangue para se destacar das massas (seja o diferente e faça disso a sua marca).

Porque escolher uma plataforma é tão importante? Escolhendo a plataforma certa, as chances de atingir o seu público alvo é maior. Óbvio que só postar e deixar acontecer naturalmente, você precisa divulgar o seu trabalhar, assim como precisar se dedicar ao que você está fazendo. Por exemplo:
Se você faz resenha de algum produto, você precisa fazer as melhores fotos e dar a sua opinião sincera sobre o item. Se a ideia por vender aquele produtos ainda que você precisa caprichar nas imagens (eu procure não colocar efeitos nas fotos, porque fica muito feio e não sabe a realidade do produto).
Se você quer fazer vídeo para o YouTube, evite falar baixo e seja você mesmo. Não copie os coleguinhas porque isso não é legal. Seja natural e fala alto (também não precisa grita, ok?).

Conheça um pouco mais sobre as plataformas
Eu separei alguns sites para você conhecerem, confesso que já conhecia alguns e confesso que não conhecia bem o "Tumblr" e o "Medium" que foram criar para que gosta de postar um conteúdo mais alternativo. Siga as categorias e conheça todas eles.

BLOGS

Blogger ou blogspot é mantido gratuitamente pelo Google e é uma das maiores plataformas para desenvolver blogs. Nela, o usuário pode criar números ilimitados de blogs com uma só conta e personalizá-los como quiser. Fora os temas gratuitos disponíveis dentro da própria plataforma, existem vários temas desenvolvidos para o Blogger disponíveis na internet. Além disso, o usuário ainda tem a opção de personalizar o design com seu próprio tema, pois a estrutura em HTML é livre para edição. O Blogger ainda conta com gadgets que ampliam as funcionalidades do blog – sem necessidade de alteração do código fonte –  e, como os temas, existe uma variedade disponível dentro da plataforma e pela internet.

WordPress é a mais popular plataforma de publicação online. Sua licença é open source e qualquer pessoa que deseja começar seu blog consegue usar o WordPress sem precisar de conhecimentos técnicos. A plataforma dispõe de uma comunidade com temas e ferramentas gratuitas exclusivas e, mesmo utilizando a versão free, o usuário consegue desenvolver um blog personalizado (apesar das limitações do plano).

Wix.com é uma plataforma online de criação e edição de sites, que permite aos usuários criar sites em HTML5 e sites Mobile. Usando as suas ferramentas do tipo arrastar-e-soltar e a sua Loja de Aplicativos (App Market), é possível adicionar aplicativos de terceiros em seus sites, como soluções e-Commerce, formulários de contato, chats online cupons e mais. Wix.com oferece aos usuários da web a possibilidade de criar um site profissional, independentemente de conhecimento prévio em programação ou design. Seus concorrentes incluem Wordpress, Yola, SitePX, Weebly, Webs e outros serviços de criação e hospedagem de sites.

TEXTO E CITAÇÕES

Tumblr é uma plataforma de blogging que permite aos usuários publicarem textosimagensvídeolinkscitaçõesáudio e "diálogos". A maioria dos posts feitos no Tumblr são textos curtos, mas a plataforma não chega a ser um sistema de microblog, estando em uma categoria intermediária entre os blogs de formato convencional Wordpress ou Blogger e o microblog Twitter. Os usuários são capazes de "seguir" outros usuários e verem seus posts em seu painel (dashboard). Também é possível "gostar" (favoritar) ou "reblogar" (semelhante ao RT do Twitter) outros blogs. O sistema de personalização enfatiza a facilidade de uso e permite que os usuários usem tags especiais do sistema para criar seus themes.

Medium oferece um serviço gratuito para publicação online e também possui versão mobile para Android e iOS. Com ferramentas fáceis de usar e um visual agradável, a plataforma foca na leitura limpa, ou seja, sem a interferência de objetos que tiram a atenção do texto. A sua característica de rede social garante a interação, permitindo seguir outros blogueiros, comentar, curtir e compartilhar publicações inteiras (ou trechos). Contudo, a plataforma do Medium ainda não está traduzido para o português.

VÍDEOS
YouTube é uma plataforma de distribuição digital de vídeos. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso serviço da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos. O YouTube utiliza o codec de vídeo VP9 primariamente para disponibilizar o conteúdo, mas é utilizado também H.264. Os codecs de áudio AAC, Opus e Vorbis são utilizados. Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site. Possivelmente interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo.

 Se você ainda tem dúvidas sobre as algumas plataformas eu deixei o link das páginas de suporte que podem te ajudar bastante antes de começar a blogar ou vlogar.

E você o que achou dessas redes usaria alguma delas? Comente e me diga qual delas você já conhecia. Não esqueça de voltar aqui e me contar em qual deles você realizou a inscrições.
Comentem quais temas você querem ver nesta web série, vou adorar atender um pedido de vocês.
Até o próximo post.
Beijos, Thayná Fortunato.

13 comentários:

  1. Amei o post. Esclareceu várias dúvidas minhas. Uso o Blogger e não tive problemas com ele ate hoje (e espero nao ter kk). Faz um post sobre divulgação. Sou nova nesse meio e gostaria de saber mais.
    Beijos linda

    bygleicymartins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal
    Bem explicado
    mas uma seguidora
    ��

    ResponderExcluir
  3. Esse post está muito! Eu também uso o blogger, fiquei muito em dúvida entre ele e o WordPress. Acabei optando pelo blogger por causa da liberdade que ele me da para criar templates. o blog fica mais a nossa cara e investindo pouco $$

    ResponderExcluir
  4. Eu optei pelo blogger na época em que criei meu blog por ser mais fácil de trabalhar, vejo algumas amigas falando que o WordPress é melhor mas acredito que nessa altura do blog não tenho paciência pra trocar haha.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom ❤ amei o post 👆 é verdade não é só fazer um blog você também tem que divulgar ele para ser conhecido 😉

    ResponderExcluir
  6. O problema de algumas dessas plataformas de texto é que não tem uma boa indexão no Google e nem mesmo um formato legal para SEO :) Por isso em geral as pessoas indicam o Wordpress pq reune tudo isso em uma só plataforma e o Google indexa se fizer da forma correta :) Já o Youtube apesar de ser o mais usado também precisa ser indexado com palavras, caso contrário não aparecerá nas buscas :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom? Gostei da sua série "Quero Blog" legal ter blogueiras disposta a ajudar outras bloggers iniciantes <3 Sobre o post eu preferi o Blogger por ser mais facíl e de pequeno custo financeiro, mas futuramente pretendo mudar para wordpress já que acho mais profissional.

    Parabéns pelo post e pelo blog sucesso para ti.

    ResponderExcluir
  8. que post bacana esse seu!
    é muito importante mesmo conhecer tudo e ver o que mais combina com você!
    vejo meu exemplo, todo mundo diz q levo jeito pra falar mas eu odeio gravar vídeos rsss

    Kisses!
    Blog Sem Desperdício!

    ResponderExcluir
  9. As opções são versáteis e as dicas valiosas. Quando criei meu primeiro blog em 2006 só tínhamos a opção de escolher entre o blogger e o wordpress e eram muito mais complicados do que são hoje. Fico feliz que tenhamos melhores e mais acessíveis opções agora!

    ResponderExcluir
  10. Das plataformas citadas para blog eu já testei o Blogspot, Wordpress e o Wix. Das três a melhor pra mim é o Blogspot pela simplicidade e facilidade de mexer nas configurações e tudo mais. Wordpress é bom, mas pra quem não tem muito domínio dessas coisas é bem chatinho de mexer. E o Wix eu não curti :(

    Parabéns pelo post, com certeza vai ajudar muita gente que pensa em ter um blog mas não sabe por onde começar. Adorei. Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Thay! Muito legal falar sobre esse tema, pois realmente costuma ser umas das principais dúvidas no início. Eu uso o blogger e tenho um carinho muito especial pela plataforma, embora não seja muito valorizada pelo pessoal. Nela eu consigo adaptar layouts gratuitos do jeito que eu quero e preciso. Estou muito satisfeita e indicaria sim para os iniciantes. Claro que o wordpress é melhor para um uso mais profissional, mas ainda assim, só a versão .org. A .com funciona da mesma forma que o blogger.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou no blogger há cerca de sete anos e, particularmente falando, ele atende bem as minhas necessidades, principalmente pela possibilidade de comentar com outras contas. MESMO QUE eu passe uns maus bocados com o HTML, mas a vida segue forte HAUHAHAUH tem uma galera que prefere pagar a plataforma, eu preferi pagar o domínio e permanecer na plataforma grátis, afinal, dinheiro não dá em árvore kkkkk
    Parabéns pelo post, bem explicadinho e esclarecedor! :D
    Beijos

    ResponderExcluir