19 março 2017

Tudo sobre Co-Wash


O co-wash é uma técnica usada para lavar os cabelos sem o utilizar o shampoo, apenas com o condicionador. Esse método foi desenvolvido para quem quer evitar o uso de sulfato nos fios, químico que está presente na maioria dos shampoo do nosso dia a dia, pois, são responsáveis pela limpeza e pela espuma, além de limpar os fios eles retiram os óleos naturais e os lipídios do cabelo.
O co-wash surgiu da necessidade de recuperar o cabelo os danificados usando produtos sem sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina.

Os cabelos mais indicados para fazer o uso dessa técnica são os cabelos quimicamente tratados, com mechas ou luzes, ressacados, cacheados ou crespos. Mas se você tem um o cabelo oleoso saiba que essa técnica não é recomendada para você, agora se você tem o cabelo tingido você pode fazer uso das duas lavagens a tradicional e o co-wash, isso pode fazer com que a sua tintura dure mais tempo, então lavar o cabelo com shampoo de vez em quando pode te ajuda a segurar a sua tintura um pouco mais (a maioria dos sites que eu li, dizem que usando as duas lavagens você consegui segurar por mais tempo a tintura no cabelo, então testem e me contem depois).

Você precisa saber que no começo o seu cabelo pode ficar um pouco estranho, mas pode ficar tranquila porque é apenas uma fase de adaptação do seu cabelo, durante muito tempo você uso produtos com sulfato e ai do nada você troca para produtos livre desses "venenos" para o seu cabelo, é claro que ele vai ter uma reação e você vai conhecer o seu cabelo natural. Essa é técnica é ótima para quem está entrando na transição porque o seu cabelo novo vai crescer livre de sulfatos, derivados de petróleo e outros. Ele pode ficar oleoso e pode coçar um pouco, mas não se preocupe porque depois que você passar pela fase de adaptação tudo vai voltar ao normal.

O resultado se o seu cabelo está muito ressecado ou completamente danificado por processos químicos, essa técnica pode recuperar a saúde dos seus fios sem a necessidade de fazer uso de outros tratamentos químicos, que podem danificar ainda mais o seu cabelo em longo prazo.

Dúvidas frequentes sobre a técnica:
  • Por que condicionadores são usados nessa técnica? O condicionador tem agentes emolientes que limpam sem ressecar os fios, para ter um resultado positivo, você precisa evitar condicionadores com petrolatos e silicones insolúveis porque esses produtos formam uma película que impede que água e outros nutrientes penetrem e hidratem o fio. Por isso que recomendado fazer a hidratação no cabelo antes do condicionador, pois, esses produtos fecham as cutículas do cabelo.
  • Quais condicionadores eu posso usar? Para fazer essa técnica você precisa do produto certo não da para usar qualquer tipo de condicionador, porque isso pode trazer problemas para o seu couro cabeludo como: dermatite, seborreia e queda de cabelo, então evitem produtos com: petrlatum, mineral oil, paraffnum liquidum, isoparaffin, isododecane, dimethicone, silicon, dodecane e alkane. Procure por produtos com tenham derivados de coco na sua composição, como por exemplo: cocamidoproply betaine, pois vai te oferecer uma limpeza mais profunda.
  • Quantas vezes eu posso usar o método? A técnica foi criada para substituir a lavagem tradicional, então você pode usar normalmente como fazia antes com o shampoo.

COMO FAZER:
  1. Molhe os cabelos com água morna e massageie o couro cabeludo. Dessa forma a "gordura" vai saindo do cabelo.
  2. Retire o excesso de água com uma toalha (o excesso de água pode dificultar o acesso do condicionador).
  3. Aplique o condicionador da raiz até as pontas (não se esqueça de massagear bem o couro cabeludo para ativar a circulação e limpar bem).
  4. Massageie as mechas de cima para baixo (para limpar os fios).
  5. Enxágue bastante (não deixe resíduo nos fios). 
E você já testou o co-wash? Me conte o que achou dessa técnica. Você ainda tem alguma dúvida sobre o Co-Wash? Deixe a sua pergunta nos comentários.
Beijos, Thayná Fortunato.

12 comentários:

  1. Muito legal o post. Já ouvi falar que produtos com coco são muitos bons.

    ResponderExcluir
  2. Sempre quis tentar, tenho cabelo cacheado, mas fico com receio de não limpar direito, depois de ler seu post vou tentar kk, bjs e parabéns ficou bem explicado

    ResponderExcluir
  3. Guria eu morro de vontade de fazer co-wash ainda mais que meu cabelo nao é oleoso, mas tenho uma neura de sei la vai que fica com cara de seboso sabe? Mas acho super interessante e quero muito testar, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalya você pode testar a técnica por uma semana e ai se você não gostar você pode para e voltar a sua rotina de lavagem normalmente. Se testar me conta o que achou depois. Beijos.

      Excluir
  4. Adoreii o post, quero muito fazer o co-wast. Meu cabelo está muito ressecado porque faço descoloração todo mês praticamente. Vou fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois volta aqui pra me contar sobre o resultado que você teve com o Co-Wash, ok?
      Beijos.

      Excluir
  5. Gostei muito da técnica, pra quem esta com o cabelo bem ressecado assim como eu deve ser uma salvação !! Vou testar e depois de conto hehhe. Beijao linda e sucesso com o blog :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa sim e depois me conta. Sucesso pra gente e obrigada pelo carinho.
      Beijos.

      Excluir
  6. Nossa nao sabia dessa tecnica viu 😱muito legal mesmo. Mais comigo nao ia servir meu cabelo é demais oleoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher sou procura um técnica bem legal para você que vai te ajuda com o seu cabelo oleoso.

      Beijos.

      Excluir
  7. Isso é muito bom. Minha mãe tem o cabelo encaracolado e faz co wash <3 Fica lindo!

    www.suzannarani.com

    ResponderExcluir
  8. Tenta sim Dayane acredito que você vai gostar. Depois me conta o que achou.
    Beijos.

    ResponderExcluir