26 setembro 2017

A realidade por trás do mundo dos blogs


O post de hoje é mais um bate papo para comentar sobre as coisas que eu gostaria muito que eu alguém tivesse me contado quando criei o blog. Há 6 anos eu criei o blog Nega Louca e na época ele tinha outro nome e um layout que podemos chamar de simples. No começo no sabia que dava pra ganhar dinheiro e a quantidade de pessoas que o meu blog poderia atingir, eu nem esperava conhecer tanta gente legal.

Hoje conheço meninas e meninos que fazem um conteúdo incrível na internet que merecem um reconhecimento maior pelo material criado por eles. Esta nesse universo de blog e canal no Youtube é uma batalha diária, todos os dias são criados novas contas e outras pessoas vão chegando e as chances vão “diminuindo” para você.

Não que eu seja contra novas pessoas nesse mundo virtual, que acaba se tornando um trabalho pra gente, porque é algo que toma o nosso tempo livre e esses portais acabam virando as novas vidas. Só que há seis anos eu não sabia muito bem como mexer em um layout, a informação que eu tinha para gerar um conteúdo vinha de sites que eu lia na adolescência e confesso que não tinha a menor preocupação em pesquisar mais sobre os assuntos que eu falava.

Porém, a gente cresce e aprende que se queremos passa informação temos que estudar bastante pra passa pra frente e é muito fácil chega a um grupo de blogueiras e pedir um layout completo 0800 ou pergunta quem pode criar um blog para você. Ou até mesmo criar um canal no Youtube em saber o que falar e viver pelos próximos meses falando: “alguém pode me ajuda eu não sobre o que falar no canal”.
Que fique claro esse post não é uma indireta para ninguém e sim a visão de quem está cansada de ver a cara de pau das pessoas, mas se você é um cara de pau. Óleo de peroba deve está vendendo em inúmeros supermercados.

O que nunca te contaram foi:
  1. Nessa batalha é você por você mesma, criei o seu blog ou o seu canal sabendo o que você quer falar. Estude o seu conteúdo, estude suas categorias, procure sempre ter em mente de onde você veio e para onde você vai. Evite se perder no meio do caminho, evite pedir dicas de conteúdo para outros blogueiros. As únicas pessoas que devem dar sugestão no seu conteúdo são os seus leitores, tente ouvir o que eles estão querendo de você.
  2. Fazer conteúdo pra internet não é fácil, tenha sempre um domínio do que você esta falando. Quando abordamos um assunto sempre rola uma dúvida da galera sobre o que você fazendo dividindo com ele no seu espaço.
  3. Você conhecer muito gente legal, mas evite abusar da bondade dessas pessoas. Tira dúvidas e dividir conquistas é sempre bom, mas não passa dos limites. Lembra ninguém tem a obrigação de te ajudar. E nem adicione essas pessoas para fazer spam nas redes sociais delas, pelo amor de Jesus Cristo não fique marcando a pessoa nas suas publicações, nem pedindo o tempo inteiro para curtir um fan Page. Adicione o coleguinha porque você quer fazer amizades novas.
  4. Dei a mão e você quer o corpo inteiro. Na maioria dos grupos de blogueiras, tem a galera perdida que não conhece o suporte das suas plataformas e estão sempre fazendo perguntas de respostas simples, que elas poderiam ter encontrado lá no chefão (Google), não é porque alguém te ajudou um pouco que ela sempre tem que fazer isso. Já falei duas vezes e vou falar de novo, SE VIRA QUERIDA (O).
  5. Projetos são esquecidos com o tempo. Simples projeto com outras blogueiras vão ser criados, porém, vão cair no esquecimento. Assim como os seus próprios projetos para o seu blog ou canal, quando ficamos adiando e adiando. Ele fica para o dia de São Nunca e bem está com a ideia tenta colocar em prática para não deixar uma ideia pode ser um sucesso sumir com o tempo.

Uma coisa que já te contaram e que me incomoda bastante é quando a pessoa acaba de criar um o blog e já saiu o por ainda falando que é uma digital influencer e começa a pedir parcerias para as lojas, e quando você é uma digital influencer, as marcas vão atrás de você por causa da quantidade de números que você tem e por causa do retorno positivo dos leitores nos comentários. Na minha opinião você pode falar que é influencer quando você não precisar pedir muito para as pessoas fazer algo.

Pedir parcerias sem saber que vai dar retorno para a loja também não legal, tenha um mídia kit atualizado para manda para as marcas e só faça união com marcar que você sabe que te algo parecido ou que seja ligado no que você fala.

O que eu quero com isso tudo? Abrir os olhos de vocês, se você leu tudo isso e percebeu que está fazendo alguma dessas coisas. Procure melhorar meu querido (a), aproveita que ainda da tempo de fazer a diferença nesse universo dos blogs e canais. Não faça os coleguinhas de escada, evita fazer perguntas bobas (a resposta em sempre no chefe/ Google) é só procura. Lembra que isso pode se torna o seu trabalho e ninguém pode fazer o seu trabalho por você.

Se você realmente quer o grande título de digital influencer, corre atrás do seu. Não espere que alguém faça por você, o povo tem seus próprios problemas para resolver e você vai precisar separar tempo para se dedicar no blog e no canal.

E você blogueira (o), youtuber, instablogger, digital influencer já passou por alguma situação chata como as que eu citei acima? Conta a sua história nos comentários, se você tem alguma dica para dar pra essa nova geração de blogueiros pode comentar também.

Beijos, Thayná Fortunato.

14 comentários:

  1. Começei na internet me apresentando como modelo, depois começei a postar vídeos, transformei o insta em um instablogger.E desde então sempre tem os curiosos que ficam pedindo ajuda e pedindo para ser divulgado, isso é muito chato porque apesar de ter poucos seguidores eu sempre busco pesquisar sobre o publico, sobre a plataforma, e as pessoas querem tudo de mão beijada, pior quando a Pessoa não conversa contigo e vem conversa so para pedir informação. Nossa estressa.
    Parabéns thay o post ficouuu maravilhoso, todas blogueiras e youtuber deveriam ler isso.

    ResponderExcluir
  2. Eu não me incomodo com muita coisa além desses ditos "influenciadores digitais" e o esquecimento de projetos, sempre que deixo algo para depois ou perco a emoção de escrever ou esqueço mesmo 😂😂😂
    Gostei bastante desse post mais desabafo, muitas pessoas deste meio deveriam ler, sucesso! ❤

    ResponderExcluir
  3. Arrasou, melhor post! Estou a 4 anos nesse ramo e nunca comecei querendo ter "recebidos" eu comecei com um único objetivo compartilhar o que amo! E não me importa o número de seguidores e muito menos quanto recebidos eu vou ter. Eu tenho raiva vou falar desse modo mesmo de blogueira que se deixam se "vender" pra marcas, é começa a puxar o saco da marca e até então fazer propaganda enganosa. Seu post tá bem realista, o mundo blogger não precisa de gente assim.

    Parabéns de verdade ameeei

    ResponderExcluir
  4. A sinceridade no post que a gente respeita kkkk ARRASOU! É assim mesmo, todo mundo quer seu lugar no sol, porém são poucas pessoas que se dedição e que faz acontecer....outras só querem se encostar nos outros e tirar vantagem.

    ResponderExcluir
  5. Só li verdades. Meus deus, as pessoas acham que é super fácil montar um blog e manter, como se do nada tudo fosse dar certo. Acho q esse teu post é utilidade públicas
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Mulher adorei o bate-papo, acho sim super essencial mostrar o outro lado por trás dos blogs. Não é um mar de rosas como muitos acham. Como você falou, cada vez mais as pessoas entram nesse mundo da internet (muitas até pelo dinheiro) e levar o nosso conteúdo para o público ver, não é tão fácil assim. Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Mulher eu li teu post e me identifiquei super com as suas palavras, rola muito mimimi nos bastidores dos mundos dos blogs e muita gente folgada que espera que nos que temos mais experiência que elas de a formula perfeita do sucesso. E a realidade é que cada um tem que fazer o seu e não olhar o patrimônio alheio.

    ResponderExcluir
  8. Realmente é uma luta difícil, mas que com muito amor que sentimos em fazer tal coisa, essa luta acaba se tornando proveitosa, uma luta que queremos vencer e perder todos os hounds, e é uma delícia ser blogueira! Também tem o fato de que você mesmo acaba se comparando com outros blogueiros, acaba se menosprezando e achando que a "concorrência" é muito grande e que não há espaço para você, mas existe um livro que o próprio título já diz tudo "O Sol é Para Todos", e você deve sempre levar em conta seus próprios valores! Amei esse post, mesmo! Beijinhos.
    blogcadadetalhe.bogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Meninaaaa, pior que é verdade.. E tem muita gente nesse mundo querendo passar por cima do outro..

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente é um querendo passar por cima do outro.
    Essa sua postagem esta otima e vai abrir olhos de muita gente

    ResponderExcluir
  11. parabens pelo post acho que muitas meninas que estao começando agora deveria ler pois todo mundo pensa que é tudo flores mais depois de algum tempo percebemos que não é bem assim só continua mesmo as que fazem por amor
    BLOG♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  12. Nossa me identifiquei muito com seu post, realmente as pessoas acham fácil criar um blog, é difícil achar pessoas que dão valor para o que a gente faz aqui na internet, comecei a pouco tempo, mas já ouvi muitas criticas pessoas dizendo que isso é coisa fácil e que não da em nada, mas eu não me importo com nada disso pois faço isso porque gosto, adorei o post.

    ResponderExcluir
  13. MUito bom o post. Realmente temos que usar a internet com sabedoria. A questão de ser influencer, a palavra influencer digital é uma variação de criador conteúdo para web. Os maiores são reconhecidos por marcas, não necessariamente são maiores, na verdade ele falam dos produtos e as marcas gostam do que eles falar e acabam contratando. Se você criar artigos, vídeos sobre um determinado assunto é uma digital influencer. Ganhar dinheiro é possível, não é do dia para noite. Eu sou consultor de marketing digital e estudo muito sobre o mercado. Infelizmente existem pessoas que se aproveitam das outras. Não ligo, eu gosto de ajudar de alguma maneira, se gostam do meu trabalho me contratam futuramente ou não. Não podemos desistir minha amiga. Amei o seu blog, Muito bem feitoooooo Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  14. Arrasou no desabafo! Me sinto muitas vezes como você. Sei o quando é difícil essa luta, mas um dia chegamos TODAS onde queremos.

    Beijos de luz, Carina Oliveira.

    ResponderExcluir