18 julho 2017

Dicas para criar um blog


Sejam bem vindos ao novo especial do blog chamado "Quero um blog", para quem quer criar um blog e um canal do zero dando o melhor de si. Separe uma caneta e um caderno para anotar todas as dicas selecionadas para vocês.

Escolha um assunto e temas futuros -  Antes de criar  um blog, você sabe qual o assunto que você gostaria de falar? Ter um tema é uma das coisa mais importantes porque assim você não fica perdido no meio do caminho e vai saber o que falar no futuro. Isso também vai ter permitir criar nas colunas e quadros em cima desse assunto.

Escolha um nome - Escolher um nome para o blog pode até parecer um tarefa simples, mas pense bem no nome que você quer porque na maioria das vezes o nome que escolhemos já é usado por outro blog ou canal. 

Qual plataforma eu devo escolher para o blog? - Hoje em dia você já tem mais opções do que o blogger e o wordpress, você só precisa escolher uma que facilite a sua vida, o blogger por exemplo você encontra vários tutoriais para mexer no layout e até mesmo alguns gratuitos. 

Adicione páginas ao seu blog - Adicionar páginas e marcadores ao blog facilita o acesso dos leitores em determinados posts que já for ao ar.
Você também pode criar páginas com conteúdos inéditos; pode criar uma página aonde as pessoas vão encontrar todo as postagens de um determinado assunto (com links, imagens de inspiração e coisas do tipo), isso vai manter as pessoas por mais tempo no seu blog.

Deixe o seu blog mais organizado - Busque um layout organizado ao que deixe o seu blog leve e simples de navegar, aposte em algo com: barra de busca/pesquisa, menu com os temas principais, seta para o top, redes sociais e outros. Isso vai te ajuda a manter as pessoas mais tempo no blog e elas vão ler e conhecer mais coisas.

Escreva o seu primeiro post -  O que escrever no primeiro post? Isso vai depender de você. Mas você pode falar um pouco sobre você e sobre o que você quer fazer no blog ou no canal.

Escreva com frequência - Depois de um tempo as pessoas vão começar a pedir por posts, vão pergunta por onde você anda e porque não tem post novo. Esse feedback é super legal porque é uma prova de que o povo está gostando do que você tem pra falar no seu espaço.
Crie uma rotina para liberar os posts e os vídeos, faça especiais no blog em dias de data comemorativas, eventos e outros.

Depois dessas dicas fica fácil começar a pensar melhor na ideia de criar um blog né? Saiba que várias dessas dicas também servem para quem quer criar um canal no Youtube, porque você ainda vai precisar um nome para o seu canal, quadros legais e postar com frequência.
Até a próxima postagem do blog.
Beijos, Thayná Fortunato 😘 

16 comentários:

  1. Eu estive pesquisando muito inclusive sobre a plataforma, ví o fórum do wordpress e gostei muito mas percebi que tem muita gente que reclama por ser mais complicado, mas muito mais pessoas falam pela falta de limitação que ele lhe trás com a personalização e algumas outras funções que o blogger não oferece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem a galera que é fã do Wordpress e a galera que é fã do Blogger, confesso que eu sou do bonde Blogger. Até o momento tenho me dado bem com ele pq consigo editar o layout do jeito que eu quero e tal, sem falar que ele é bem prático de mexer. Eu vejo as pessoas reclamando um pouco do Wordpress por não saber mexer, mas é tudo questão de pesquisar e estudar sua plataforma.

      Beijos.

      Excluir
  2. Adorei suas dicas, algumas parecem bem simples, mas se deixarmos de lado nos perdemos e tudo deixa de fluir né. Parabéns pelo seu post! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Arrasou nas dicas. Sempre rola umas dúvidas na hora de crise o blog. Seu post certamente será útil. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que os próximos posts da série também sejam bem úteis para você. Obrigada.

      Excluir
  4. Adorei tuas dicas e o primeiro passo é querer ter um blog ne? Mas acho importante tbm falar do tempo gasto se dedicando para ter um bom trabalho, ser blogueira não é fácil não hahaha beijos e muito sucesso a ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thalya eu sou fazer um post falando sobre o tempo que dedicamos aos blogs. Porque as pessoas pensam que é fácil fazer o que a gente faz, rs. Esse post com certeza está incluído na série.

      Excluir
  5. Muito, muito, muito bom seu post. Eu super, hiper ameei suas dicas, você está de parabéns!!
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  6. ADOREI as dicas, acho importante ter dicas como essas porque quando comecei eu achava muito pouco. Isso de frequência eu arrumei agora e já vi uma enorme diferença... ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela agora eu estou voltando com o blog estou tanto colocar a frequência de post de novo porque realmente faz a maior diferença no blog. Porque o povo sabe que se entrar no seu blog sempre vai ter um conteúdo legal e novo para ler.

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi tudo bem?
    Dicas excelentes para quem está começando agora muito bem explicadas, uma dúvida que fiquei quando resolvi criar o blog foi qual plataforma escolher e em minhas buscas vi que o blogger era a melhor para mim e para meu tipo de conteúdo.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais. Tudo bem sim.
      Muitas meninas ficam com dúvidas na horas de escolher a plataforma do blog e isso acaba sendo meio que "normal", mas é aquilo né você precisa procura a plataforma que vai atender melhor os seus desejos na hora de criar um blog. Ter um plataforma com um suporte legal é sempre bom para tirar todas as dúvidas.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Queria ter lido suas dicas quando pensei em criar um, os primeiros meses foram uma loucura que só!
    Suas dicas estão bem claras e ótimas para quem está começando!

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, principalmente pra quem ta começando e não sabe por onde... Se quando eu comecei, tivessem posts assim ajudaria muito. Muito bom o post. Sucesso pra você!! Beijos!! =)

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei o post, todas as dicas são ótimas e foram muito bem explicadas e com certeza irá ajudar muita gente. Sucesso para seu blog. Boa tarde. Beijos.

    ResponderExcluir