01 maio 2014

Blogueiras Iniciantes | Tudo sobre Mídia Kit !


Olá galera, nos últimos post do projeto blogueiras iniciantes temos falado sobre assunto super importantes para os nossos blogs né. E hoje não vai ser diferente vamos lá sobre mídia kit o que é? Para que serve? Tudo em geral sobre ele.

O que é um mídia kit? Para que server? É um arquivo apresentado pelos blogs com todas as suas características de acesso, público e demais dados relevantes para um possível anunciante, as informações relevantes para um possível anunciante que queira contratar espaço publicitário (posts pagos) diretamente dentro do Blog.

Aonde disponibilizar o seu mídia kit ? Aonde deixa-lo bem eu já vi muitos algumas pessoas deixam disponivel em um página especifica no blog voltada somente para publicidade no blog. Algumas blogueiras enviam por e-mail para manter uma certas privacidade do número do seu blog, isso vai de pessoas para pessoas. Mais é importante que as suas formas de contato (e-mail, telefone etc.) estejam presentes e bem visíveis na página. 

Design - Crie um documento de fácil acesso e leitura, uma apresentação agradável e clara, que reflita a marca do seu blog. O uso de gráficos facilita a leitura das informações e mostra organização por parte do blogueiro.

O que colocar no mídia kit? O que muita gente se pergunta é o que eu devo colocar no meu mídia kit? Apresente-se. Fale sobre você, o que você faz, de onde é, o que pretende, seus gostos Conte como seu blog começou, sobre o que ele é, os temas que ele aborda, quantas vezes você posta por dia, como se relaciona com os seus leitores, quais são suas expectativas. Fale um pouco sobre você e sobre o seu blog.

Coloque também o número de visitas por dias, semanas e meses. Números de visualizações das páginas, os assuntos e temas do seu blog, números de comentários no geral. Divulgue o número de seguidores do seu blog no Twitter e Facebook e mostre em que outros sites você tem uma participação ativa. Explicitar quais são as opções de espaço publicitário ofertadas, quais os tamanhos disponíveis para os anúncios e as suas posições dentro do site. 

Aonde fazer ? Agora que já sabemos tudo sobre o que temos que colocar no mídia kit Os dados estatísticos mais solicitados pelas agências são: visitasvisitantes únicosvisualizações de páginataxa de rejeição e tempo de permanência. Aonde vamos conseguir essas informações através de ferramentas como o Google AnalyticsClicky e Quantcast.

Formas de anunciar ? As formas mais comuns de publicidade em blogs são:

  • Banner - Anúncio gráfico que pode ser tanto uma imagem estática quanto animada e que geralmente possui um link para o site do anunciante. Geralmente, o custo de um banner é calculado por tempo de exibição (um mês), por cada mil impressões de página ou por cada clique.
  • Patrocinado ou Publieditorial- A mensagem publicitária é vinculada como parte do conteúdo editorial do blog. Esse conteúdo pode ser enviado diretamente pelo anunciante ou escrito pela própria blogueira
  • Resenha Patrocinada – Segue os mesmos princípios do post patrocinado, só que nesse caso o blogueiro recebe para fazer uma resenha de determinado produto ou serviço. É de bom tom deixar claro para os anunciantes que não serão aceitos pagamentos por críticas exclusivamente positivas.
  • Mídias Sociais Patrocinadas – São mensagens publicitárias divulgadas para os seguidores do blog em suas Mídias Sociais. identificar a postagem como propaganda através da hashtag.
  • Sorteios e Concursos – Sorteios e concursos são maneiras fáceis e baratas de divulgar seu nome e seus produtos para um novo público.

Que fique claro que não existe uma fórmula exata na hora de calcular o preço das peças publicitárias e o procedimento mais comum é pesquisar os valores cobrados por blogs. Divulgar esses valores dentro do Mídia Kit fica à seu critério.

Então vamos lá na hora de organizar o mídia kit...
Como montar ?  
1. Realize um pesquisa de público, vale colocar perguntas em gerais que quais todos os blogs fazem
  • -Nome
  • -Sexo
  • -Idade
  • -Costuma visitar o blog quantas vezes por semana?
  • -Que horas você acessa o blog
  • -Você já comprou alguma coisa que o blog indicou?
  • -Na sua opinião no que o blog deve melhorar?

2. Elabore o design do mídia kit e decida a localização do seu arquivo.

3. Montagem
Apresentação do blog , Por que anunciar?,  Público Alvo, Faixa Etária, Estáticas , Mídias Sociais, Formas de Parcerias, Formas de Anúncio, Quem Anuncia  e Contato.

Dica Extra - Nas formas de anúncio deve conter as informações de onde ficará localizado o mesmo, qual tamanho e preço
Dica Extra - Na hora de cobra seja justo, crie tabelas de preço ou espere para sabe o quanto a empresa quer te pagar pelo espaço ou postagem publicitaria.

Vale lembra também !
  1. Muita gente se pergunta qual é a hora certa de fechar a primeira parceria? Não tem hora ou momento certa para isso se você se senti bem com o seu blog e acha que tem muito a oferecer para a loja. Invista e comecei a enviar email para lojinhas. 
  2. Começar com lojinhas pequenas é ideal para ir criando experiencias e desta forma o seu currículo vai aumentando e a oportunidade de fechar parceria com um loja grande será maior.
  3. Não tem número de curtidas e seguidores certas para criar um mídia kit, mais primeiro faça um pesquisa de público e fique de olho nos números do seu blog pois eles também devem estar presentes no mídia kit.
  4. Não copie nunca nenhum mídia kit muito menos de blogs famosos, fale sempre a verdade sobre os seu número 
Lembre-se de se inspirar na hora de fazer para criar um visual legal, único e exclusivo do seu site. Final é ali que você começa a deixa a sua marca. Espero que tenham esclarecido todas as dúvidas de vocês e quem tiver mais alguma pergunta só deixar nos comentários que eu vou tentar responder todas, comentem e me contem o que acharam do post.

Beijos, Thayná!

16 comentários:

  1. Boa dica. Quero parcerias, por enquanto estou investindo no conteúdo do blog.
    Parabéns pelo blog.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho justo Lhéu, procure fechar parcerias quando se sentir a vontade.

      Beijos!

      Excluir
  2. Muito obrigada pelas dicas, esclareceu bastante coisa! Mas ainda vou esperar para fazer o meu... meu blog tem um mês só hehe Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Invista no seu blog, afinal ele ainda está só no começo e quando sentir que está na hora crie sim o seu mídia kit.

      Excluir
  3. Adoreei, vou fazer o meu agora! haha Estava há um bom tempo pesquisando "o que colocar em um midia kit", mas ninguém falava abertamente sobre isso! Brigadão!
    Beijoos,
    santaironia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Vic dois assunto que ninguém fala abertamente é o : mídia kit e valor entre o blog e empresas. Fico feliz que o post tenha te ajudado.
      Beijos !

      Excluir
  4. Tirou completamente minhas dúvidas! Muito obrigada! Mas vou esperar mais um tempo para fazer também, porque o meu blog, assim como o da Aléxia, tem pouco tempo (o meu tem quase 2 meses :3) <3

    Blog Coisas de Vih
    Fanpage do Blog Coisas de Vih

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você acha melhor Virgínia até que o seu blog tenha um número legal para começar a trazer novidades, mais invista em conteúdos bem legais.

      Beijos, querida!

      Excluir
  5. Adorei o post, muito objetivo e esclarecedor, tirou todas as minhas duvidas. Ja vou começar a fazer a pesquisa de publico.

    http://modaeisaquestao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado o post e que ele tenha tira todas as suas dúvidas.

      Beijos, Natália !

      Excluir
  6. Ótimo post, não sabia mesmo nada sobre media kit! Agora já posso até pensar sobre ele!

    bisou

    http://femmetoilet.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o meu tenha te ajudado Elen, é legal a gente se informar para pode fazer ao para o blog, na pesquisa sobre o assunto para o post descobri até algumas coisas novas.

      Beijos!

      Excluir
  7. Ola tudo bem ??
    muito bom o seu post eu demorei muito pra fazer o meu mídia kit para montar ele certinho sabe mas agora ta pronto rsrs..te espero no meu blog

    http://arianetorrezandesouza.blogspot.com.br/

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece loucura mais eu percebi que quanto mais a gente demora para criar um mídia kit mais informações legais sobre o nosso blog temos para colocar nele, rs.

      Beijos, Ariane.

      Excluir