21 agosto 2017

Guia do Cronograma Capilar

Preparados para conhecer um pouco mais sobre cronograma capilar? Aqui no blog já temos um post resumido sobre este assunto e dessa vez vou liberar um guia completo sobre cronograma capilar com dúvidas que eu também tinha sobre esse tema.

O que é cronograma capilar? É uma programação mensal que promete salva o seu cabelo em um mês (pelo menos é o que dizem, mas calma que a tia Thay vai explicar com funciona) o cronograma capilar foi desenvolvido com o objetivo de repor a massa capilar e os nutrientes pedidos em longo dos dias.

E como perdemos esses nutrientes? Perder os nutrientes dos fios é mais fácil do que parece começando pela exposição no sol, o uso de água quente no banho, piscina, poluição e uso excessivo de escova e chapinha.  (sempre lave o cabelo com água frio, evite o uso excessivo de secador e prancha).

Que fique claro este processo não é nenhum ritual milagroso que vai salva o seu cabelo 100% mas e ele vai ter ajudar bastante. Se você seguir da forma correta é claro, antes de aderir ao cronograma você precisa saber o que seu cabelo precisa.
O que você precisa saber é que ele é composto por três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.

hidratação é responsável pela reposição de hídrica, em outras palavras a hidratação vai repor a água, traz o brilho de volta e deixa o cabelo mais macio e ainda ajuda a reduzir o frizz.
Na hora de realizar o processo você pode usar produtos que tenham na composição: vitaminas, frutas, ervas extratos vegetais, açúcar e seus derivados, Pantenol, Glicerina, Silicones e outros. 
Você pode também potencializar a hidratação com: mel, aloevera (babosa), vitaminas, Bepantol e etc.

A nutrição devolve os lipídeos e o óleo aos fios, o cabelo cacheado é naturalmente ressecado, pois a oleosidade da raiz não conseguiu chegar com tanta facilidade nas pontas como em um cabelo liso. 
Com a nutrição você tem o brilho de volta, cutículas seladas e vai deixar os fios mais fortes sem falar que vai te ajudar com as pontas ressecadas.
Procure usar produtos à base de óleo vegetais, caso faça uso de alguma máscara de sua preferência você pode acrescenta azeite de oliva, óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de argan e óleo de tutano (em breve vou liberar um post falando sobre todos esses óleos e seus benefícios).

A reconstrução serve para fortalecer o cabelo, repor as proteínas e massa aos fios, deixa o cabelo mais forte, resistente à quebra e deixando suas cutículas seladas.
Opte por produtos com queratina, colágeno na composição, aposte também hidratação com gelatina sem sabor, Gilcopan Pet, aminoácidos (arginina, cisteína, lisina) e proteína do trigo.

Como criar o cronograma ideal ? Você pode fazer o teste de porosidade para saber o que o seu cabelo está precisando. (Em breve um post sobre porosidade está disponível aqui no blog)

CABELO MUITO DANIFICADO
Esse cronograma seria o ideal para você que está com o cabelo muito danificado.

CABELO POUCO DANIFICADO
Esse cronograma seria o ideal para você que está com o cabelo pouco danificado.

CABELO SAUDÁVEL
E o seu cabelo não está muito danificado e você só quer mante-lo saudável e nutrido, a sua opção é seguir um desse cronogramas abaixo.

CRONOGRAMA OFICIAL
E por último temos o Cronograma oficial que quase sempre ou sempre aparece quando você procura por esse tema na internet. 

Como eu já falei em breve o post sobre 'Porosidade Capilar' vai está liberado aqui no blog (se tudo der certo ainda essa semana) e vai ser mais fácil para você identificar as necessidade do seu cabelo. Essa semana eu andei procurando na internet um aplicativo para me ajudar com o meu cronograma, porque eu estava anotando no calendário do celular, mas sempre esquecia de escrever o que eu fiz e acabava deixando os dias vazios.
E por uma acaso achei o app 'Meu Cronograma Capilar', aonde você responde perguntas rápidas sobre o estado do seu cabelo e com essas respostas ele ia gerar um cronograma para você. Eu fiz o meu e fiquei chocada porque diferente do que eu pensava o meu cabelo está muito danificado.

Esse foi o cronograma gerado pelo app e como você podem perceber ele é igualzinho a tabela dos cabelos muito danificados. E o meu processo começa hoje e eu vou tentar trazer um feedback para vocês sobre o resultado do meu cronograma capilar.

#HORADASDICAS
  1. Lembrando sempre que você precisa fazer uma pausa de 48 horas para cada etapa. 
  2. Procure um forma de anotar os dias que você realizou os processo, dessa forma você não se perdi.
  3. Antes de começa o cronograma procure os seus produtos, o ideal é que você compre produtos com os componentes indicados no post. 
  4. Se a sua grana estiver curta, você procure o usar produtos que você já tem em casa que são os principais componentes das máscaras capilares. 
E você já conhecia o cronograma capilar? Já conhecia o app? O que achou a técnica de cuidado dos fios? Deixa o seu comentário sobre o assunto. Quero saber o que você achou.
Curta a fan page do blog e fiquei por dentro de tudo.
Beijos, Thayná Fortunato

10 comentários:

  1. ooi tudo bem eu vou montar meu cronograma logo seu post me ajudou
    Blog♥ Coisas da Vida

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post nunca fiz o cronograma está na hora de fazer rs vou seguir sua dica...sobre o aplicativo ele parece ser uma mão na roda hein? Sucesso bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo cuidar do meu cabelo, e aprendi na marra que é super importante um cronograma capilar. Amei seu post. Tudo explicadinho, e simples de entender. ❤

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa aplicação, já uso á algum tempo para o cronograma mas por fezes a perguiça é muita e falho um dia, hoje estou a fazer nutrição com óleos e máscara durante a noite

    ResponderExcluir
  5. Ahh, eu amooo cronograma. Conheci esse método há uns 2 anos e ele simplesmente salvou meu cabelo. Quero voltar a fazê-lo, mas preciso saber qual se encaixa na situação atual dos meus fios. Vou aguardar o post sobre porosidade. Adorei o post, esclarece muito bem as dúvidas das iniciantes. Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma vontade enorme de seguir cronograma, adorei o app e o post foi um super incentivo, quero começar logo 😍

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei seu post ,estava querendo um cronograma capilar estou precisando cuidar do meu cabelo .. Sucesso com o blog super bjoos

    ResponderExcluir
  8. Amei o post, desde o resumo sobre cronograma capilar até as diversas opções de cronogramas, concerteza me ajudou muito! ❣️

    ResponderExcluir
  9. Será que vou baixar esse app? Óbvio hahahaha eu sempre esqueço o que tenho que fazer no dia e as vezes esqueço que estou fazendo cronograma e lavo o cabelo normal haha espero que esse app me ajude pq olha não é fácil lembrar de tudo não, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Meu cabelo faz parte da galera MUITO DANIFICADO por vários processos químicos, eu to louca pra testar todas as dicas que você deu e ver se me ajuda!

    ResponderExcluir