07 agosto 2014

Como escolher o mat e roupas para praticar pilates? + Dicas de cuidados.

Olá galera, quem já leu o post sobre pilates aqui no blog sabe que eu prometi liberar um post mostrando como escolher um tapete para a praticar pilates e yoga. Então vamos descobrir como?

Na aulas de pilates e de yoga exigem que você leve o seu próprio mat para aula assim você vai poder aproveitar mais pois você sentirá mais conforto escolhendo o equipamento certo é claro.
Mat de Pilates: As aulas de pilates são aulas com exercícios voltados para a musculatura do core, a maioria dos quais é feito deitado (tanto de barriga pra baixo, quanto de barriga pra cima), por causa disso é recomendado que os tapetes de Pilates sejam mais grossos. 
Espessura: pelo menos 0,5cm até 1,5cm. Comprimento: 1,8m a 2m. Largura: 53cm a 1m. Material: Normalmente feito de borracha.

E já o mat para as aulas de yoga...
Mat de Yoga: As aulas de Yoga incluem uma série de exercícios e posturas (as asanas) voltadas para melhorar a flexibilidade e o fluxo de energia. Os mats de Yoga normalmente são projetados para terem uma superfície que melhora a aderência da palamas da mão e da sola do pé com o tapete.
Espessura: Normalmente de 3,2 a 5,5mm, mas existem tapetes de até 6,4mm. 
Tamannho: normal 61cm x 170cm. Materiais usados: latex, algodão, borracha, micro fibra e até fibras de bambú.
Que fique claro que existem mats específicos para pessoas mais altas. E bem como o Nega Louca nunca faz um post sem deixar dicas então aqui vão algumas dicas de que roupas usar durante as aulas.

Além do cuidado com o mat, você precisa ter cuidado com as roupas que você usa nas aulas, então aqui vão algumas dicas.
Evite roupas muito largas para que o instrutor possa ver seu corpo e corrigir os movimentos.
Teste a roupa - procure fazer vários movimento em casa mesmo antes de ir para a aula pois pode acabar gerando desconforto durante a pratica dos exercícios.
Evite usar acessórios - Para não correr risco de se machucar durante o treino, se for usar aposte e brincos bem pequenos e nada mais.
Outra dica é manter o cabelo preso para não atrapalhar nos exercícios.

Mais fique calma, você não vai precisar de nenhum calçado especial e nem meias, já que a atividade é feita com os pés descalços, durante as aulas aposte em roupas em materiais: orgânicos, leves e próprios para a prática de exercícios. Lembre-se sempre de manter o seu estilo para durante as aulas. Em breve libero um post para você como mais dicas de como escolher um roupar para malhar.

Para cuidar do mats e até mesmo para a hora de uso. Algumas dicas ...
  1. Procure um Mat de material mais grosso e mais espesso para a prática do pilates.
  2. Compre um pequeno tapete de algodão para colocar sobre o seu mat, já que normalmente ele são feitos de borracha.
  3. Um mat muito fino pode trazer desconforto aos ossos do quadril, coccix e vértebras da coluna durante a execução da aula de pilates, então atenção nos detalhes na hora de compra-lo. 
  4. Para fazer a limpeza e higienização do seu tapete você pode fazer uso de um spray composto por :  água e álcool com um pano macio, evitando que ele fique com odor desagradável e crie fungos.
Espero que tenha ajudo vocês com essas dicas e comentem, deixem a opinião de vocês.
Curtam a fan page do blog, me sigam no instagram e no twitter para não perder nada.
Beijos, Thayná!

Nenhum comentário:

Postar um comentário