14 maio 2014

Como e onde comprar o domínio para o seu blog?


E ai galera, saudades de escrever nesta coluna é um das que eu mais gosto porque além de dar dicas eu aprendo bastante já que eu tenho que pesquisar e as vezes deixo em aberto para que vocês façam perguntas, mas hoje como fui pega de surpresa acabei nem divulgando na fan page.
Tenha certeza nome do seu blog - Depois de comprar o domínio não tem volta meninas, não dá para ficar mudando o link não. Então procurei colocar o nome do blog no link para que seja mais fácil de acha o seu blog. Depois de escolher o domínio, você tem que verificar se alguém já não registrou este endereço. Existem ferramentas online que vão te ajudar nesta tarefa.

Tenha certeza de que continuará com o blog - Se o seu blog está no começo e você tem certeza de que vai continuar com ele por mais de 1 anos compre domínio. Então, se você pagar e não usar, será dinheiro jogado fora. Tenha certeza de que quer mesmo continuar com o seu blog.


Domínio x hospedagem

O domínio é o ".com" ou ".com.br" que aparecerão no endereço do seu blog. Quando você compra o domínio, a única coisa que acontece é o redirecionamento de blogspot.com,br ou wordpress.com para só ".com" ou ".com.br", você não perde nenhum conteúdo do seu blog e seu layout também não sofre nenhuma alteração. 

A hospedagem é a "casa" do seu blog, onde seus posts ficarão armazenados e tem que ser pago mensalmente. Se você quiser comprar a hospedagem também, seu blog precisará ter os posts transferidos. Você pode comprar o domínio e não comprar hospedagem.
  • Preço: O preço da hospedagem varia de acordo com os recursos que o serviço oferece, quanto maior espaço “alugado” ou recursos, mais cara é a hospedagem.
  • Reputação: É sempre bom antes de fazer qualquer compra fazer uma busca no Google para checar se aquela empresa tem alguma reclamação registrada em algum site ou não. Opte por empresas com boa reputação.


Sempre rolam aquelas perguntas clássicas e bem vou respostas com a minhas opinião sobre esse assunto.

  1. Por que comprar o domínio? Comprar um domínio vai dar um ar mais profissional ao seu blog fica mais fácil de encontrar e bem mais simples também! O que muda basicamente é o endereço do blog e nada mais.
  2. Qual é a hora certa de comprar o domínio? Não existe hora certa é sempre bom investimento, mais compre quando tiver dinheiro disponível e estiver disposta a levar o site/blog a sério.
  3. Quanto custa? Qual o melhor lugar para comprar? Um domínio vai ter custa em media 29,99 por ano ou até mesmo. Já a hospedagem será cobrada por mensalidade. O melhor é se fazer um pesquisa, ver a reputação da empresa antes de fechar algo.
  4. Vale a pena investir? Sim, para e pense primeiro fazer um pesquisa e organizar e veja qual cabe melhor no se orçamento. Mais vale a pena pelo valor é  barato em relação aos beneficios e o profissionalismo que o domínio pode te dar, e o valor é pago anualmente.

Como vocês podem ver eu ainda não comprei o domínio do blog mais é algo que eu tenho pensado em fazer já que o blog está há 3 anos no ar e está crescendo bastante então do ponto de vista de algumas pessoas já passou até da hora. 
Mais é como eu falei do no post é algo que depois você não pode mudar e para mim que ainda tenho que estudar bastante essas opção para o blog e depois se eu comprar conto com foi cada passo. 

E você já tem o domínio do seu blog/site? Me conte pelo comentário com foi a sua experiência, eu adoro ler cada comentário e responder todos então me contem a histórias de vocês.

Beijos, Thayná!

5 comentários:

  1. Oi! Registrei meu domínio a pouco tempo e fiz pelo registro.br, e pago só 30 reais por ano. Achei bem vantajoso e, como você mesma disse, o blog fica mais profissional :)

    Um beijo!
    Blog Coisas de Vih | Fanpage

    ResponderExcluir
  2. Olá Thayna, tudo bem?

    A Nuvem Hospedagem oferece planos por R$ 14,90 por mês e optador por pagar trimestral você GANHA o registro do domínio.

    Qualquer dúvida estamos a disposição.

    Abraços,
    Thais Hipólito
    www.nuvemhospedagem.com.br

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. A primeira coisa que fiz quando resolvi escrever foi comprar meu domínio. Muito melhor para as pessoas memorizarem e para deixar o trabalho mais profissional.
    Beijinho.
    https://www.facebook.com/DicasdaMag
    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter um domínio é como ter um nome super comum e ser popular porque no final das cotas todo mundo te conhece, rs.

      Beijos, Thayná!

      Excluir